top of page

Ideologia, heteroglossia e carnavalização no pensamento do Círculo de Bakhtin

 

 

O minicurso “Ideologia, heteroglossia e carnavalização no pensamento do Círculo de Bakhtin” pretende discutir algumas noções fundamentais do arcabouço teórico bakhtiniano. Temos o propósito de debater como as noções supracitadas são pensadas em algumas obras desenvolvidas pelos membros do Círculo, como a obra “Marxismo e Filosofia da Linguagem” (2012),  “Questões de Literatura e Estética” (2010), “Problemas da Poética de Dostoiévski” (2010) e “A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais” (2013). Além das obras produzidas pelo Círculo, ajudar-nos-ão, para compor o debate, também as obras de estudiosos da teoria bakhtiniana, como Morson e Emerson (2008), Discini (2010), Faraco (2009), Fiorin (2006) e Miotello (2012), dentre outros autores. Ademais, pretendemos expor como esses conceitos e categorias relacionam-se e articulam-se entre si e podem ser utilizados no estudo de textos advindos de diferentes esferas discursivas. Nesse sentido, o minicurso será composto, além da parte destinada à exposição teórica, de uma parte de aplicação das noções de ideologia, heteroglossia e carnavalização na análise de textos diversos.

 

 

 

 

 

 

João Batista Costa Gonçalves

Professor da graduação da Universidade Estadual do Ceará e mestrado/doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada. Possui graduação em Letras, mestrado em Linguística e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará.

 

Benedita França Sipriano

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA/UECE) e é doutoranda pelo PosLA.

 

Elayne Gonçalves Silva

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará e é mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA/UECE).

 

Marília Silva Pontes

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará e é mestranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLA/UECE).

 

 

Ministrantes
bottom of page