top of page

Apresentação

 

O I Simpósio Interdisciplinar de Estudos Linguísticos é resultado de uma iniciativa para promoção e apresentação à comunidade geral dos estudos linguísticos desenvolvidos no Curso de Letras da UECE e dos questionamentos possíveis à luz da Linguística. O evento tem o objetivo de tornar possível uma interface entre a comunidade e os estudos linguísticos ampliando a repercussão dessa ciência entre os demais pares da Universidade de uma maneira interativa, propositiva e diversa. O evento, em sua primeira edição, é promovido pelo Centro Acadêmico de Letras Jáder de Carvalho e pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE - PosLA em parceria com o Departamento de Informática da Universidade Estadual do Ceará.

 

“Pesquisa, ensino e extensão” compõem o tripé que confere a uma instituição a denominação de universidade. No entanto, dos três elementos desse tripé, a pesquisa continua sendo uma das atribuições da universidade que está distante da comunidade geral, não só a que está fora da rotina acadêmica, mas também para muitos dos que estão dentro dessa rotina. Assim, podemos compreender um pouco melhor como o Curso de Letras da UECE, em suas diversas habilitações, é reconhecido pela formação de excelentes profissionais, mas, fora dos limites da Universidade, surpreende quando apresenta suas atividades de pesquisa.

 

É dessa forma que justifica-se a relevância da realização do I Simpósio Interdisciplinar de Estudos Linguísticos que, além da promoção e apresentação dos estudos na área da Linguística que são desenvolvidos no âmbito do Curso de Letras da UECE e dos questionamentos possíveis à luz dessa ciência, fortalecerá os meios de esclarecimento do que é pesquisa científico-acadêmica para os que ainda não a conhecem ou a conhecem pouco.

bottom of page